O que é o HPV?
Mais de 80% dos adultos sexualmente ativos irão contrair o vírus alguma vez na sua vida1
90% das infeções são eliminadas em dois anos pelo nosso organismo2
O cancro do colo do útero é um dos tipos de cancro mais comuns nas mulheres3
70% dos casos de cancro do colo do útero nas mulheres são causados pelo HPV16 e HPV184
O que preciso de saber sobre o cancro do colo do útero?
O cancro do colo do útero é um dos tipos de cancro mais comuns em mulheres em todo o mundo e ocorre quando as células do colo do útero crescem fora do normal e invadem outros tecidos e órgãos do corpo. A infeção persistente por certos tipos de HPV de alto-risco é conhecida por ser a principal causa desta doença.
Quando a infeção por HPV persiste, as células normais transformam-se em células alteradas - podem demorar 10 a 15 anos a tornar-se cancerosas, embora em algumas mulheres essa mudança possa acontecer mais rápido.
Como acontece com todos os tipos de cancro, um diagnóstico precoce é a chave para o sucesso do tratamento e da cura. O tratamento de alterações pré-cancerosas que afetam a superfície de uma pequena parte do colo do útero tem uma maior probabilidade de ser bem-sucedido.
Quando se trata de diminuir o risco de cacro do colo do útero, o rastreio de rotina é uma das etapas mais importantes. Portanto, é importante não faltar às consultas de rastreio, mesmo quando se sentir saudável, e conversar com o seu médico sobre o assunto.
Clique para saber mais sobre as suas opções de rastreio do cancro do colo do útero
Junte-se à comunidade do Facebook
A "Know Your Risk for Cervical Cancer" é uma comunidade no Facebook dedicada a aumentar a consciencialização e o conhecimento das mulheres sobre o HPV e o seu papel no cancro do colo do útero, onde são abordados temas como a importância dos testes de rastreio e permitem a conexão entre mulheres de todo o mundo.
Ao clicar no botão seguinte irá aceder a uma página gerida pela Roche Global (https://www.facebook.com/PreventCervicalCancer), destinado a uma vasta audiência, podendo assim conter detalhes ou informação sobre produtos que podem não estar disponíveis no seu país.
1 Chesson HW, et al. The estimated lifetime probability of acquiring human
papillomavirus in the United States. Sex Transm Dis. 2014;41(11):660-4.
2 https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/human-papillomavirus-%28hpv%29-and-cervical-cancer#:~:text=There%20are%20many%20types%20of,90%25%20clear%20within%202%20years
(accessed 17July 2020)
3 Human papillomavirus (HPV) and cervical cancer 24 January 2019. https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/human-papillomavirus-(hpv)-and-cervical-cancer
(accessed 17July 2020)
4 Hariri S, Unger ER, Sternberg M, et al. Prevalence of genital human
papillomavirus among females in the United States, the National Health and Nutrition
Examination Survey, 2003–2006. J Infect Dis. 2011; 204(4):566-73. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21791659 (accessed 19May 2020)
5 WebMD. (2019). Cervical cancer. Retrieved from https://www.webmd.com/cancer/cervical-cancer/cervical-cancer#1 (accessed April 2020).